Avançar para o conteúdo principal

Mustangues - cavalos selvagens

Os mustangues são cavalos assilvestrados que ocorrem nos Estados Unidos. São descendentes diretos de cavalos europeus levados para a América por conquistadores espanhóis  e portugueses no século XVI. Por isso é que outros colonizadores europeus, posteriores aos colonizadores espanhóis, encontraram tribos indígenas andando a cavalo, pois não existiam cavalos na América no momento em que foi descoberta pelos espanhóis. São cavalos que mantém seu aspecto físico se alimentando com plantes lenhosas e arbustos Espinhos, sobrevivem a regiões articas e montanhosas,são cavalos rápidos, fortes e resistentes além de serem muito corajosos. Tem uma visão muito boa apenas não encheram bem na parte traseira de seu corpo,um coice pode chegar a uma tonelada, muito bem usada nas brigas.




As vastas planícies dos Estados Unidos e a ausência de predadores naturais contribuíram para a sua rápida expansão. De fato, uma manada de mustangues pode dobrar de tamanho a cada cinco anos.
Foram altamente apreciados pelos aborígenes e pioneiros por serem dotados de grande resistência e força, produto de um enorme desenvolvimento muscular.
No início do século XX, os mustangues chegaram a 2 milhões de cabeças. Se tornou um problema para os agricultores, pois competiam com os seus bovinos para pastagens. Assim começou a sua caça, e o seu número foi reduzindo gradualmente até que chegou a apenas cerca de 320.000 animais no final da década de 1960. Dado o rápido declínio no número de animais, em 1971 no congresso dos estados Unidos, foi aprovada uma lei que declarou o mustangue como espécie protegida.



Hoje, os cavalos selvagens estão protegidos ao abrigo da lei dos Estados Unidos, mas desapareceram de vários estados, onde havia populações. As poucas centenas de cavalos selvagens sobrevivem em Alberta e Colúmbia Britânica, no Canadá . A BLM considera 27.000 animais um número possível, mas os mustangues selvagens atualmente excedem os 33.000. Outros 30.000 cavalos estão em exploração em ambiente não selvagem.


Comentários